A história do Rec-Beat: o festival que nasceu num quintal de Olinda e virou palco do Carnaval do Recife
O Rec-Beat é um festival de música gratuito que ocupa as noites do Carnaval do Recife no Cais da Alfândega. Nasceu em meados dos anos 1990, em plena efervescência do manguebeat, num quintal de Olinda, e pouco depois atravessou para o Bairro do Recife. No caminho, viu a estreia do Cordel do Fogo Encantado, o público subir no palco com o Mudhoney, deu a Liniker o primeiro palco de festival e pôs o brega-funk no Carnaval pela primeira vez. Virou Patrimônio Cultural Imaterial do Recife e, em fevereiro de 2026, fez a 30ª edição.

Em resumo
O Rec-Beat foi fundado em 1995 por Antonio Gutierrez, o Gutie, e é um festival de programação gratuita.
As primeiras edições aconteceram à noite, no quintal do Centro Luiz Freire, em Olinda, durante o Carnaval.
Em 1999, o Cordel do Fogo Encantado estreou no Rec-Beat, durante o Carnaval do Recife.
Em 2004, o Rec-Beat deixou a Rua da Moeda e passou a acontecer no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife.
Em 2018, MC Tocha se tornou, no palco do Rec-Beat, o primeiro representante do brega-funk a tocar no Carnaval.
Em 15 de dezembro de 2023, a Lei Municipal 19.157 deu ao Rec-Beat o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.
A 30ª edição aconteceu de 14 a 17 de fevereiro de 2026, no Cais da Alfândega, com entrada gratuita e a estreia do Moritz, projeto de música eletrônica.
Segundo o balanço do festival, a edição de 2026 reuniu 60 mil pessoas em quatro dias e 35 horas de programação.
Revisado em 2 de outubro de 2026.
Antes do festival, uma festa num casarão (1989–1994)
O Rec-Beat começou com um forasteiro. Antonio Gutierrez, o Gutie, é paulista de Bariri e era repórter da Gazeta Mercantil quando foi mandado ao Recife no fim de 1989, como correspondente no Nordeste. Logo foi atrás da música da cidade. Primeiro achou um terreno árido, com alguns grupos dark; depois, em Olinda, a cena de eventos como o Lamento Negro. A faísca, contou ele ao Diario de Pernambuco, foi um show do Mundo Livre S/A e do Lamento Negro num casarão de Olinda. Do Lamento Negro e da extinta Loustal sairiam integrantes da Nação Zumbi.
Como a turma frequentava sempre os mesmos lugares, ele inventou uma festa para juntar todo mundo: o Projeto Rec-Beat. O endereço era um casarão no centro histórico do Recife, o Adílias Place. “Na verdade, era um puteiro que recebia marinheiros”, contou Gutie à Agência Brasil.
Depois veio a chamada edição zero, em São Paulo, na casa de shows Aeroanta. Gutie lembra de 12 bandas, em 1993; o Diario de Pernambuco registrou 11 bandas pernambucanas, em 1994. Karina Buhr, que também fez parte da Eddie, estava nesse embrião.
Olinda: o quintal do Centro Luiz Freire (1995–1998)
No Carnaval daquela época, a noite era vazia. “Como folião, ia para Olinda de manhã, acompanhava os blocos até o fim da tarde e, quando chegava a noite, não tinha o que fazer”, lembrou Gutie. A cena nova de Pernambuco tinha espaço na imprensa, mas quase não tinha onde tocar. Ele levou a festa para o quintal do Centro Luiz Freire, em Olinda: “uma espécie de oásis, um espaço com muitas plantas”.
O ano da estreia muda conforme quem conta. O site oficial e a revista Continente dizem 1995; o Diario de Pernambuco e a Folha de Pernambuco dizem 1996. No palco, tocava a “nova música pernambucana”: Eddie e Mundo Livre S/A. O festival “ajudou a moldar a personalidade dessa cena musical pernambucana no início”, disse Fábio Trummer, da formação original da Eddie, uma das bandas do manguebeat.
Em 1997 veio o baque. Chico Science morreu, e Gutie estava no México, em turnê com o Mundo Livre S/A. Quem tinha ficado encarregado do festival decidiu cancelar. De volta ao Recife, ele correu contra o tempo para viabilizar a edição. “Na prática, o festival nasceu naquele momento. Estava todo mundo muito abalado e aquela foi uma forma de enfrentar a tristeza de uma forma propositiva”, contou Gutie nos 25 anos do festival.


Rua da Moeda: o bairro acorda (1999–2003)
Depois de três edições em Olinda, veio o convite da prefeitura para ajudar a fazer o Carnaval no Bairro do Recife. Segundo a O Grito!, a mudança foi em 1999, para a Rua da Moeda. A rua estava quase vazia. “Só tinha o restaurante Royal”, lembrou Gutie. Com o festival ali, Roger montou uma filial da Soparia na esquina, e Tibério pôs uma tábua atrás do palco e abriu um bar, o Barckstage. “Quando saímos, deixamos o embrião de um local alternativo que as pessoas passaram a frequentar.”
No Carnaval de 1999, o Cordel do Fogo Encantado, formado por músicos de Arcoverde, passou pelo Rec-Beat. Foi a estreia da banda, e vinte anos depois Lirinha ainda contava a trajetória a partir dali: “desde a nossa estreia no festival Rec-Beat, durante o Carnaval de Recife”. O Cordel voltou em 2001, 2002 e 2003.

Em 2001, o festival já tinha seis atrações a cada noite e trouxe os americanos do Mudhoney, na sexta-feira, 23 de fevereiro. O Rec-Beat ainda era pequeno, sem segurança profissional, e o público invadiu o palco para festejar com a banda, contou Gutie à Agência Brasil. “Na sequência, veio uma banda de punk rock, que é o Devotos, aí eu pensei: nossa, agora é que a galera vai derrubar esses troços aqui.” Ele foi falar com o vocalista, Canibal, que respondeu “deixa comigo”, foi ao palco e disse ao público: “Galera, é o seguinte, vocês ficam aí embaixo, na plateia; e a banda fica aqui, no palco, ninguém sobe aqui!”. Funcionou. Na grade daquele Carnaval que o RecifeRock! guardou, o Devotos aparece na segunda-feira, 26.
Pela Rua da Moeda passaram também Otto, Zeca Baleiro, DJ Dolores, Nando Reis e o Trio Mocotó. Em 2003, o cartaz teve Lenine, Seu Jorge, os paraenses Mestres da Guitarrada e Naná Vasconcelos com Arto Lindsay.


No Cais da Alfândega, à beira do Capibaribe (2004–2015)
Em fevereiro de 2004, o RecifeRock! avisou que o festival saía “da apertada Rua da Moeda” para o Cais da Alfândega: “além do formato, parece que agora o festival também achou a sede ideal”. A TNH1 também põe a mudança em 2004; nos 30 anos, o Diario de Pernambuco a situou em 1999. Desde então, o palco fica às margens do Rio Capibaribe, no Recife Antigo, do sábado de Zé Pereira à terça-feira gorda.

No Cais, o olhar se abriu. Primeiro para outras regiões do país: “a gente introduziu o Pará, a Bahia”, disse Gutie. A cena paraense entrou nos anos 2000. Depois veio a América Latina. O primeiro passo foi o Mercado de Música Patagônico, na Argentina: “ali começou toda construção de uma rede”. Em 2020, ele contava que a “nova música afrolatino-americana” tinha chegado ao festival “há uns 13 ou 14 anos”.
Em 2011, a paraense Gaby Amarantos levou o tecnobrega ao festival, e o BaianaSystem passou pelo Cais — em 2025, a banda baiana era uma das atrações principais do palco do Marco Zero, o maior do Carnaval do Recife. “Quando trouxe Liniker pela primeira vez, ou Baiana System, era uma aposta, mas ao mesmo tempo uma certeza”, disse Gutie.


Em 2015, o festival completou 20 anos, de 14 a 17 de fevereiro. O Mombojó levou o disco “Alexandre”, Juçara Marçal mostrou o solo “Encarnado”, vieram o nigeriano Keziah Jones e a surf music dos americanos do Man or Astro-man?, e Luiz Melodia fechou a terça-feira de Carnaval. Longe do palco, o momento era duro. “Acho que em 2015, quando teve aquele momento de impeachment da Dilma. O Brasil virou aquele caos”, lembrou Gutie. “Ali a gente passou um momento difícil.”
Liniker, brega-funk e Pabllo: as apostas (2016–2020)
Em 2016, Liniker e os Caramelows estrearam no Rec-Beat a convite de Gutie. Foi a primeira vez que a cantora subiu num palco de festival. Era o ano do disco de estreia, “Remonta”; hoje, Liniker esgota ingressos em uma hora.
Em 2018, o festival rompeu outra barreira. No sábado de Carnaval, 10 de fevereiro, MC Tocha subiu ao palco do Rec-Beat e se tornou o primeiro representante do brega-funk a tocar no Carnaval. Depois vieram Rayssa Dias e a dupla Shevchenko e Elloco. “Somos pioneiros, por exemplo, em programar o brega funk, que não se programava”, diz Gutie.
Em 2019, na 24ª edição, de 2 a 5 de março, a estrela era Pabllo Vittar. Na segunda noite, o Cais da Alfândega ficou pequeno: a multidão tomou o cais e lotou até a Ponte Maurício de Nassau, e a O Grito! escreveu que parecia “uma segunda versão do Galo da Madrugada”. Teve empurra-empurra, teve desmaios e quase uma hora e meia de show. Pabllo fez o passinho de “Toma Empurradão”, hit da dupla recifense Shevchenko & Elloco, que também estava na grade.


Os 25 anos, em 2020, olharam para trás sem saudosismo. Voltaram nomes que tinham passado pelo festival no começo da carreira, como Emicida, que lançou no Cais o disco “AmarElo”, e Liniker e os Caramelows. Karina Buhr, que tocou no Rec-Beat em Olinda, na Rua da Moeda e no Cais, estreou ali o disco “Desmanche”. Para abrir espaço às mulheres no brega-funk, a escalação trouxe Rayssa Dias. “Não é uma celebração saudosista, olhando pra trás. Estamos olhando para a frente”, disse Gutie.
Pandemia, retomada e patrimônio (2021–2025)
Em fevereiro de 2021, o festival fez sua primeira edição totalmente digital. Gutie se orgulha da regularidade: “Orgulho nosso é nunca ter falhado, a gente nunca deixou de acontecer, exceto na pandemia, foi apenas um ano”, disse à Agência Brasil.
A volta ao Cais veio em 2023, na 27ª edição, de 18 a 21 de fevereiro, depois de três anos sem edição presencial. Foram 24 atrações. O Conde Só Brega, “lenda viva da música pernambucana”, fechou a primeira noite. O Mestre Ambrósio, reagrupado, fez um show que celebrou os 30 anos do manguebeat e da própria banda. As Suraras do Tapajós, primeiro grupo de carimbó formado só por mulheres indígenas, também subiram ao palco. E o Bala Desejo encerrou tudo debaixo de chuva, com o público dançando assim mesmo.
Em 15 de dezembro de 2023, a Lei Municipal 19.157 deu ao Rec-Beat o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O projeto foi da vereadora Cida Pedrosa.
Em 2024, a 28ª edição, de 10 a 13 de fevereiro, trouxe um número recorde de atrações internacionais: sete, da América do Sul, da África e da Europa, entre elas o espanhol Niño de Elche, que leva experimentações eletrônicas ao flamenco. Em 2025, a 29ª, de 1º a 4 de março, teve a angolana Pongo, chamada de “embaixadora do kuduro”, a volta da Banda Uó e o rapper pernambucano Mago de Tarso, que tem Chico Science como maior inspiração: “Eles me chamam de novo Chico/ porque eu sou o caranguejo do trap”. A edição reuniu cerca de 60 mil pessoas.
O que faz o Rec-Beat diferente
Primeiro, a curadoria. “Eu não pergunto o que o público quer ouvir, porque o que ele quer não é o que eu quero mostrar. Assim como o manguebeat foi um movimento periférico, a gente tem esse olhar periférico”, diz Gutie. Ele roda festivais na Colômbia, no Canadá, na África, na França e na Espanha e anota tudo “em um caderninho”. A aposta é no que o público ainda não conhece: “Muitas vezes, o artista que toca aqui hoje é aquele que você vai amar amanhã”. O Diario de Pernambuco põe Lenine, BaianaSystem, Gaby Amarantos e Liniker entre os nomes que a curadoria trouxe antes de estourarem no país.
Depois, a entrada de graça. Cerca de 40% do dinheiro vem da Prefeitura do Recife e da Fundação de Cultura da Cidade, e a programação só sai quando a conta fecha. “Eu só lanço a programação quando a gente tem certeza que temos recursos para fazer”, explica Gutie. Pelas contas do próprio festival, já foram mais de 800 shows, 3 milhões de pessoas e artistas de 38 países.
E a marca que deixou no Carnaval. No começo, havia resistência a um palco que, “entre aspas, ‘não era do Carnaval’”, lembra Gutie. “Hoje, se você olhar, houve uma ‘Rec-beatização’. O Carnaval tem dezenas de palcos que não existiam quando a gente começou e muitos deles emulam o Rec-Beat.” Mas ele recusa o rótulo de palco alternativo: “Nunca tivemos a ideia de ser um palco alternativo, no sentido de ser um palco que rejeita. Na verdade, é um palco que acolhe”, disse à O Grito!.
Nem a chuva parou o Cais. Num ano de tempestade, conta Gutie, todos os palcos da cidade pararam, menos o Rec-Beat. A mesa de som parou também, e a equipe abriu o equipamento e secou tudo com um secador de cabelo, com a banda tocando.

O Rec-Beat também é de criança. O Recbitinho, polo de Carnaval infantil do festival, recebe os pequenos foliões todo ano. Em 2020, ocupou o hall do Paço Alfândega com mágica, teatro e música.
A 30ª edição, em 2026: o que já se sabe — e o que ainda não
A 30ª edição foi de 14 a 17 de fevereiro de 2026, no Cais da Alfândega, de graça. Abriu com uma novidade: o Moritz, projeto só de música eletrônica, que ocupou o palco no sábado com curadoria da DJ pernambucana Paulete Lindacelva. Johnny Hooker, que tem uma longa relação com o festival, estreou ali a turnê “Viver e Morrer de Amor na América Latina”. O cartaz teve ainda Chico Chico, Jadsa, Josyara, Zé Ibarra, o coletivo pernambucano Barbarize, com um show que “projeta o legado do manguebeat para o futuro”, e Felipe Cordeiro, que celebrou 20 anos de carreira dividindo o palco com Layse.
De fora vieram o senegalês Momi Maiga Quartet, o ugandense Faizal Mostrixx, a DJ nigeriano-britânica Kikelomo e os colombianos do Ghetto Kumbé, que a grade da terça-feira pôs antes de Djonga, escalado para fechar a noite. No balanço divulgado pelo festival, foram 60 mil pessoas em quatro dias e 35 horas de programação. “Espero seguir produzindo esse festival por mais trinta anos, mas sempre inovando”, disse Gutie.

O que ainda não se sabe, até 1º de outubro de 2026: a data e o cartaz da edição do Carnaval de 2027. O site oficial ainda mostra a programação de 2026. O Moritz nasceu para ganhar edições próprias, mas nenhum anúncio da primeira delas foi localizado até esta data. Gutie falou em levar o Rec-Beat a outras cidades e em lançar um festival de música percussiva dentro das comemorações dos 30 anos, e nenhuma data foi localizada até aqui. E segue sem resposta única o ano da primeira edição: 1995 ou 1996.
Edição por edição
| Edição | Quando | Onde | Quem passou |
|---|---|---|---|
| zero | 1993 ou 1994 | Aeroanta, São Paulo | 11 ou 12 bandas pernambucanas |
| 1ª | Carnaval de 1995 ou de 1996 | Centro Luiz Freire, Olinda | Eddie, Mundo Livre S/A |
| — | 1997 | Olinda | edição feita às pressas, depois da morte de Chico Science |
| — | 1999 | Bairro do Recife | estreia do Cordel do Fogo Encantado |
| — | 23 a 27 de fevereiro de 2001 | Rua da Moeda | Mudhoney (EUA), Cordel do Fogo Encantado, Devotos, Otto, Zeca Baleiro |
| — | 9 a 12 de fevereiro de 2002 | Rua da Moeda | Devotos, Otto, Nando Reis, Trio Mocotó, Cordel do Fogo Encantado |
| — | 1º a 4 de março de 2003 | Rua da Moeda | Lenine, Seu Jorge, Mestres da Guitarrada, Naná Vasconcelos e Arto Lindsay, MV Bill |
| — | 2004 | Cais da Alfândega | a primeira no Cais, segundo o RecifeRock! e a TNH1 |
| — | 2011 | Cais da Alfândega | Gaby Amarantos, BaianaSystem |
| — | 14 a 17 de fevereiro de 2015 | Cais da Alfândega | 20 anos: Luiz Melodia, Mombojó, Juçara Marçal, Keziah Jones (Nigéria), Man or Astro-man? (EUA) |
| — | 2016 | Cais da Alfândega | Liniker e os Caramelows, no primeiro festival da carreira |
| — | 2018 | Cais da Alfândega | MC Tocha, o primeiro brega-funk no Carnaval |
| 24ª | 2 a 5 de março de 2019 | Cais da Alfândega | Pabllo Vittar, Shevchenko & Elloco, Getúlio Abelha, Space Lady (EUA), Amaro Freitas |
| 25ª | 22 a 25 de fevereiro de 2020 | Cais da Alfândega | 25 anos: Emicida, Liniker e os Caramelows, Karina Buhr, Johnny Hooker, Rayssa Dias |
| — | fevereiro de 2021 | online | primeira edição totalmente digital |
| 27ª | 18 a 21 de fevereiro de 2023 | Cais da Alfândega | Bala Desejo, Mestre Ambrósio, Conde Só Brega, Deize Tigrona; 24 atrações |
| 28ª | 10 a 13 de fevereiro de 2024 | Cais da Alfândega | Niño de Elche (Espanha), Ana Frango Elétrico, Mateus Fazeno Rock; sete atrações internacionais |
| 29ª | 1º a 4 de março de 2025 | Cais da Alfândega | Pongo (Angola), Banda Uó, Tássia Reis, Mago de Tarso; cerca de 60 mil pessoas |
| 30ª | 14 a 17 de fevereiro de 2026 | Cais da Alfândega | Djonga, Johnny Hooker, Chico Chico, Ghetto Kumbé (Colômbia); estreia do Moritz; 60 mil pessoas |
Os traços na coluna da edição marcam os anos em que as notícias não dizem o número da edição. A edição zero e a primeira levam os dois anos que as fontes registram.
Perguntas frequentes
Quando começou o Rec-Beat?
Quem criou o Rec-Beat?
Onde acontece o Rec-Beat?
O Rec-Beat é pago?
O Rec-Beat tem a ver com o manguebeat?
Acompanhe a próxima edição no perfil do Rec-Beat no TocaOnde.
Antes de fechar
Veja quem está tocando de verdade.
A agenda é pública, e cada show aponta a banda e a casa. Dá pra ouvir e ver o estilo antes de puxar conversa.
