TocaOndeTocaOnde
Memória da cena

A história do Rec-Beat: o festival que nasceu num quintal de Olinda e virou palco do Carnaval do Recife

O Rec-Beat é um festival de música gratuito que ocupa as noites do Carnaval do Recife no Cais da Alfândega. Nasceu em meados dos anos 1990, em plena efervescência do manguebeat, num quintal de Olinda, e pouco depois atravessou para o Bairro do Recife. No caminho, viu a estreia do Cordel do Fogo Encantado, o público subir no palco com o Mudhoney, deu a Liniker o primeiro palco de festival e pôs o brega-funk no Carnaval pela primeira vez. Virou Patrimônio Cultural Imaterial do Recife e, em fevereiro de 2026, fez a 30ª edição.

Banda toca num palco banhado de luz vermelha, com contrabaixo acústico, violão e acordeom, diante de um telão
A banda Matuto no palco do Rec-Beat, no Carnaval de 2009. Foto: Clay Ross · Wikimedia Commons

Em resumo

  • O Rec-Beat foi fundado em 1995 por Antonio Gutierrez, o Gutie, e é um festival de programação gratuita.

  • As primeiras edições aconteceram à noite, no quintal do Centro Luiz Freire, em Olinda, durante o Carnaval.

  • Em 1999, o Cordel do Fogo Encantado estreou no Rec-Beat, durante o Carnaval do Recife.

  • Em 2004, o Rec-Beat deixou a Rua da Moeda e passou a acontecer no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife.

  • Em 2018, MC Tocha se tornou, no palco do Rec-Beat, o primeiro representante do brega-funk a tocar no Carnaval.

  • Em 15 de dezembro de 2023, a Lei Municipal 19.157 deu ao Rec-Beat o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.

  • A 30ª edição aconteceu de 14 a 17 de fevereiro de 2026, no Cais da Alfândega, com entrada gratuita e a estreia do Moritz, projeto de música eletrônica.

  • Segundo o balanço do festival, a edição de 2026 reuniu 60 mil pessoas em quatro dias e 35 horas de programação.

Revisado em 2 de outubro de 2026.

Antes do festival, uma festa num casarão (1989–1994)

O Rec-Beat começou com um forasteiro. Antonio Gutierrez, o Gutie, é paulista de Bariri e era repórter da Gazeta Mercantil quando foi mandado ao Recife no fim de 1989, como correspondente no Nordeste. Logo foi atrás da música da cidade. Primeiro achou um terreno árido, com alguns grupos dark; depois, em Olinda, a cena de eventos como o Lamento Negro. A faísca, contou ele ao Diario de Pernambuco, foi um show do Mundo Livre S/A e do Lamento Negro num casarão de Olinda. Do Lamento Negro e da extinta Loustal sairiam integrantes da Nação Zumbi.

Como a turma frequentava sempre os mesmos lugares, ele inventou uma festa para juntar todo mundo: o Projeto Rec-Beat. O endereço era um casarão no centro histórico do Recife, o Adílias Place. “Na verdade, era um puteiro que recebia marinheiros”, contou Gutie à Agência Brasil.

Depois veio a chamada edição zero, em São Paulo, na casa de shows Aeroanta. Gutie lembra de 12 bandas, em 1993; o Diario de Pernambuco registrou 11 bandas pernambucanas, em 1994. Karina Buhr, que também fez parte da Eddie, estava nesse embrião.

Olinda: o quintal do Centro Luiz Freire (1995–1998)

No Carnaval daquela época, a noite era vazia. “Como folião, ia para Olinda de manhã, acompanhava os blocos até o fim da tarde e, quando chegava a noite, não tinha o que fazer”, lembrou Gutie. A cena nova de Pernambuco tinha espaço na imprensa, mas quase não tinha onde tocar. Ele levou a festa para o quintal do Centro Luiz Freire, em Olinda: “uma espécie de oásis, um espaço com muitas plantas”.

O ano da estreia muda conforme quem conta. O site oficial e a revista Continente dizem 1995; o Diario de Pernambuco e a Folha de Pernambuco dizem 1996. No palco, tocava a “nova música pernambucana”: Eddie e Mundo Livre S/A. O festival “ajudou a moldar a personalidade dessa cena musical pernambucana no início”, disse Fábio Trummer, da formação original da Eddie, uma das bandas do manguebeat.

Em 1997 veio o baque. Chico Science morreu, e Gutie estava no México, em turnê com o Mundo Livre S/A. Quem tinha ficado encarregado do festival decidiu cancelar. De volta ao Recife, ele correu contra o tempo para viabilizar a edição. “Na prática, o festival nasceu naquele momento. Estava todo mundo muito abalado e aquela foi uma forma de enfrentar a tristeza de uma forma propositiva”, contou Gutie nos 25 anos do festival.

Cantor de boné e óculos escuros se inclina entre tambores de maracatu, no palco
Chico Science & Nação Zumbi. A morte de Chico, em 1997, foi a virada do festival (foto do acervo de Paulo André). Foto: Acervo Paulo André · Wikimedia Commons · CC BY 3.0 BR
Vocalista de chapéu e óculos canta ao microfone, cercado de gente no palco
Mundo Livre S/A, da primeira fase do Rec-Beat e do show que deu a faísca do festival (foto de 2010, no Sesc Pompeia, em São Paulo). Foto: Cássio Abreu · Wikimedia Commons · CC BY 2.0

Rua da Moeda: o bairro acorda (1999–2003)

Depois de três edições em Olinda, veio o convite da prefeitura para ajudar a fazer o Carnaval no Bairro do Recife. Segundo a O Grito!, a mudança foi em 1999, para a Rua da Moeda. A rua estava quase vazia. “Só tinha o restaurante Royal”, lembrou Gutie. Com o festival ali, Roger montou uma filial da Soparia na esquina, e Tibério pôs uma tábua atrás do palco e abriu um bar, o Barckstage. “Quando saímos, deixamos o embrião de um local alternativo que as pessoas passaram a frequentar.”

No Carnaval de 1999, o Cordel do Fogo Encantado, formado por músicos de Arcoverde, passou pelo Rec-Beat. Foi a estreia da banda, e vinte anos depois Lirinha ainda contava a trajetória a partir dali: “desde a nossa estreia no festival Rec-Beat, durante o Carnaval de Recife”. O Cordel voltou em 2001, 2002 e 2003.

Multidão diante de um palco montado entre prédios, sob a faixa da Virada Cultural
Show do Cordel do Fogo Encantado, que estreou no Rec-Beat em 1999, na Virada Cultural de São Paulo, em 2009. Foto: Bruno Pedrozo · Wikimedia Commons · CC BY 2.0

Em 2001, o festival já tinha seis atrações a cada noite e trouxe os americanos do Mudhoney, na sexta-feira, 23 de fevereiro. O Rec-Beat ainda era pequeno, sem segurança profissional, e o público invadiu o palco para festejar com a banda, contou Gutie à Agência Brasil. “Na sequência, veio uma banda de punk rock, que é o Devotos, aí eu pensei: nossa, agora é que a galera vai derrubar esses troços aqui.” Ele foi falar com o vocalista, Canibal, que respondeu “deixa comigo”, foi ao palco e disse ao público: “Galera, é o seguinte, vocês ficam aí embaixo, na plateia; e a banda fica aqui, no palco, ninguém sobe aqui!”. Funcionou. Na grade daquele Carnaval que o RecifeRock! guardou, o Devotos aparece na segunda-feira, 26.

Pela Rua da Moeda passaram também Otto, Zeca Baleiro, DJ Dolores, Nando Reis e o Trio Mocotó. Em 2003, o cartaz teve Lenine, Seu Jorge, os paraenses Mestres da Guitarrada e Naná Vasconcelos com Arto Lindsay.

Quatro músicos no palco, com baixo, duas guitarras e bateria, diante das silhuetas da plateia
Mudhoney, que tocou no Rec-Beat em fevereiro de 2001 (foto de junho de 2007). Foto: DaigoOliva · Wikimedia Commons · CC BY-SA 2.0
Cantor de cabelos longos, de olhos fechados, inclina a cabeça no palco
Lenine, atração de 2003 (foto de 2009). Foto: Otávio Nogueira · Wikimedia Commons · CC BY 2.0

No Cais da Alfândega, à beira do Capibaribe (2004–2015)

Em fevereiro de 2004, o RecifeRock! avisou que o festival saía “da apertada Rua da Moeda” para o Cais da Alfândega: “além do formato, parece que agora o festival também achou a sede ideal”. A TNH1 também põe a mudança em 2004; nos 30 anos, o Diario de Pernambuco a situou em 1999. Desde então, o palco fica às margens do Rio Capibaribe, no Recife Antigo, do sábado de Zé Pereira à terça-feira gorda.

O Rio Capibaribe à noite, com as luzes da outra margem refletidas na água e o cais arborizado em primeiro plano
O Cais da Alfândega, no canto inferior esquerdo, e o Rio Capibaribe, vistos do Paço Alfândega numa noite de 2018. Foto: Marcos Elias de Oliveira Júnior · Wikimedia Commons · CC0

No Cais, o olhar se abriu. Primeiro para outras regiões do país: “a gente introduziu o Pará, a Bahia”, disse Gutie. A cena paraense entrou nos anos 2000. Depois veio a América Latina. O primeiro passo foi o Mercado de Música Patagônico, na Argentina: “ali começou toda construção de uma rede”. Em 2020, ele contava que a “nova música afrolatino-americana” tinha chegado ao festival “há uns 13 ou 14 anos”.

Em 2011, a paraense Gaby Amarantos levou o tecnobrega ao festival, e o BaianaSystem passou pelo Cais — em 2025, a banda baiana era uma das atrações principais do palco do Marco Zero, o maior do Carnaval do Recife. “Quando trouxe Liniker pela primeira vez, ou Baiana System, era uma aposta, mas ao mesmo tempo uma certeza”, disse Gutie.

Cantora com maquiagem fluorescente e óculos luminosos, sob luz negra
Gaby Amarantos, que levou o tecnobrega ao Rec-Beat no Carnaval de 2011 (foto de dezembro de 2011). Foto: Campus Party Brasil · Wikimedia Commons · CC BY-SA 2.0
Cantor de barba e chapéu canta ao microfone com o braço erguido
BaianaSystem, atração de 2011 (foto de 2012, num festival em Ulan-Ude, na Rússia). Foto: Arkady Zarubin · Wikimedia Commons · CC BY-SA 3.0

Em 2015, o festival completou 20 anos, de 14 a 17 de fevereiro. O Mombojó levou o disco “Alexandre”, Juçara Marçal mostrou o solo “Encarnado”, vieram o nigeriano Keziah Jones e a surf music dos americanos do Man or Astro-man?, e Luiz Melodia fechou a terça-feira de Carnaval. Longe do palco, o momento era duro. “Acho que em 2015, quando teve aquele momento de impeachment da Dilma. O Brasil virou aquele caos”, lembrou Gutie. “Ali a gente passou um momento difícil.”

Liniker, brega-funk e Pabllo: as apostas (2016–2020)

Em 2016, Liniker e os Caramelows estrearam no Rec-Beat a convite de Gutie. Foi a primeira vez que a cantora subiu num palco de festival. Era o ano do disco de estreia, “Remonta”; hoje, Liniker esgota ingressos em uma hora.

Em 2018, o festival rompeu outra barreira. No sábado de Carnaval, 10 de fevereiro, MC Tocha subiu ao palco do Rec-Beat e se tornou o primeiro representante do brega-funk a tocar no Carnaval. Depois vieram Rayssa Dias e a dupla Shevchenko e Elloco. “Somos pioneiros, por exemplo, em programar o brega funk, que não se programava”, diz Gutie.

Em 2019, na 24ª edição, de 2 a 5 de março, a estrela era Pabllo Vittar. Na segunda noite, o Cais da Alfândega ficou pequeno: a multidão tomou o cais e lotou até a Ponte Maurício de Nassau, e a O Grito! escreveu que parecia “uma segunda versão do Galo da Madrugada”. Teve empurra-empurra, teve desmaios e quase uma hora e meia de show. Pabllo fez o passinho de “Toma Empurradão”, hit da dupla recifense Shevchenko & Elloco, que também estava na grade.

Liniker canta de braços abertos no palco, sob luz azul
Liniker, que fez no Rec-Beat de 2016 seu primeiro show num festival (foto de março de 2016, em Brasília). Foto: Circuito Fora do Eixo · Wikimedia Commons · CC BY-SA 2.0
Pabllo Vittar, de body amarelo, canta com o braço erguido sob refletores azuis
Pabllo Vittar no Cais da Alfândega, na segunda noite do Rec-Beat de 2019. Foto: Hannah Carvalho / Festival Rec-Beat, via Flickr oficial do festival

Os 25 anos, em 2020, olharam para trás sem saudosismo. Voltaram nomes que tinham passado pelo festival no começo da carreira, como Emicida, que lançou no Cais o disco “AmarElo”, e Liniker e os Caramelows. Karina Buhr, que tocou no Rec-Beat em Olinda, na Rua da Moeda e no Cais, estreou ali o disco “Desmanche”. Para abrir espaço às mulheres no brega-funk, a escalação trouxe Rayssa Dias. “Não é uma celebração saudosista, olhando pra trás. Estamos olhando para a frente”, disse Gutie.

Pandemia, retomada e patrimônio (2021–2025)

Em fevereiro de 2021, o festival fez sua primeira edição totalmente digital. Gutie se orgulha da regularidade: “Orgulho nosso é nunca ter falhado, a gente nunca deixou de acontecer, exceto na pandemia, foi apenas um ano”, disse à Agência Brasil.

A volta ao Cais veio em 2023, na 27ª edição, de 18 a 21 de fevereiro, depois de três anos sem edição presencial. Foram 24 atrações. O Conde Só Brega, “lenda viva da música pernambucana”, fechou a primeira noite. O Mestre Ambrósio, reagrupado, fez um show que celebrou os 30 anos do manguebeat e da própria banda. As Suraras do Tapajós, primeiro grupo de carimbó formado só por mulheres indígenas, também subiram ao palco. E o Bala Desejo encerrou tudo debaixo de chuva, com o público dançando assim mesmo.

Em 15 de dezembro de 2023, a Lei Municipal 19.157 deu ao Rec-Beat o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O projeto foi da vereadora Cida Pedrosa.

Em 2024, a 28ª edição, de 10 a 13 de fevereiro, trouxe um número recorde de atrações internacionais: sete, da América do Sul, da África e da Europa, entre elas o espanhol Niño de Elche, que leva experimentações eletrônicas ao flamenco. Em 2025, a 29ª, de 1º a 4 de março, teve a angolana Pongo, chamada de “embaixadora do kuduro”, a volta da Banda Uó e o rapper pernambucano Mago de Tarso, que tem Chico Science como maior inspiração: “Eles me chamam de novo Chico/ porque eu sou o caranguejo do trap”. A edição reuniu cerca de 60 mil pessoas.

O que faz o Rec-Beat diferente

Primeiro, a curadoria. “Eu não pergunto o que o público quer ouvir, porque o que ele quer não é o que eu quero mostrar. Assim como o manguebeat foi um movimento periférico, a gente tem esse olhar periférico”, diz Gutie. Ele roda festivais na Colômbia, no Canadá, na África, na França e na Espanha e anota tudo “em um caderninho”. A aposta é no que o público ainda não conhece: “Muitas vezes, o artista que toca aqui hoje é aquele que você vai amar amanhã”. O Diario de Pernambuco põe Lenine, BaianaSystem, Gaby Amarantos e Liniker entre os nomes que a curadoria trouxe antes de estourarem no país.

Depois, a entrada de graça. Cerca de 40% do dinheiro vem da Prefeitura do Recife e da Fundação de Cultura da Cidade, e a programação só sai quando a conta fecha. “Eu só lanço a programação quando a gente tem certeza que temos recursos para fazer”, explica Gutie. Pelas contas do próprio festival, já foram mais de 800 shows, 3 milhões de pessoas e artistas de 38 países.

E a marca que deixou no Carnaval. No começo, havia resistência a um palco que, “entre aspas, ‘não era do Carnaval’”, lembra Gutie. “Hoje, se você olhar, houve uma ‘Rec-beatização’. O Carnaval tem dezenas de palcos que não existiam quando a gente começou e muitos deles emulam o Rec-Beat.” Mas ele recusa o rótulo de palco alternativo: “Nunca tivemos a ideia de ser um palco alternativo, no sentido de ser um palco que rejeita. Na verdade, é um palco que acolhe”, disse à O Grito!.

Nem a chuva parou o Cais. Num ano de tempestade, conta Gutie, todos os palcos da cidade pararam, menos o Rec-Beat. A mesa de som parou também, e a equipe abriu o equipamento e secou tudo com um secador de cabelo, com a banda tocando.

Banda vista de trás do palco, tocando para a multidão, com um casarão iluminado ao fundo
A Eddie, que tocou nas primeiras edições do Rec-Beat, no Cais da Alfândega em 2019, no show dos 30 anos da banda. Foto: Hannah Carvalho / Festival Rec-Beat, via Flickr oficial do festival

O Rec-Beat também é de criança. O Recbitinho, polo de Carnaval infantil do festival, recebe os pequenos foliões todo ano. Em 2020, ocupou o hall do Paço Alfândega com mágica, teatro e música.

A 30ª edição, em 2026: o que já se sabe — e o que ainda não

A 30ª edição foi de 14 a 17 de fevereiro de 2026, no Cais da Alfândega, de graça. Abriu com uma novidade: o Moritz, projeto só de música eletrônica, que ocupou o palco no sábado com curadoria da DJ pernambucana Paulete Lindacelva. Johnny Hooker, que tem uma longa relação com o festival, estreou ali a turnê “Viver e Morrer de Amor na América Latina”. O cartaz teve ainda Chico Chico, Jadsa, Josyara, Zé Ibarra, o coletivo pernambucano Barbarize, com um show que “projeta o legado do manguebeat para o futuro”, e Felipe Cordeiro, que celebrou 20 anos de carreira dividindo o palco com Layse.

De fora vieram o senegalês Momi Maiga Quartet, o ugandense Faizal Mostrixx, a DJ nigeriano-britânica Kikelomo e os colombianos do Ghetto Kumbé, que a grade da terça-feira pôs antes de Djonga, escalado para fechar a noite. No balanço divulgado pelo festival, foram 60 mil pessoas em quatro dias e 35 horas de programação. “Espero seguir produzindo esse festival por mais trinta anos, mas sempre inovando”, disse Gutie.

Rapper de boné branco e camisa polo amarela olha para a câmera
Djonga, escalado para fechar a terça-feira de Carnaval da 30ª edição (imagem de 2021). Imagem: Na Favela · Wikimedia Commons · CC BY 3.0

O que ainda não se sabe, até 1º de outubro de 2026: a data e o cartaz da edição do Carnaval de 2027. O site oficial ainda mostra a programação de 2026. O Moritz nasceu para ganhar edições próprias, mas nenhum anúncio da primeira delas foi localizado até esta data. Gutie falou em levar o Rec-Beat a outras cidades e em lançar um festival de música percussiva dentro das comemorações dos 30 anos, e nenhuma data foi localizada até aqui. E segue sem resposta única o ano da primeira edição: 1995 ou 1996.

Edição por edição

As edições do Rec-Beat, da edição zero aos 30 anos
EdiçãoQuandoOndeQuem passou
zero1993 ou 1994Aeroanta, São Paulo11 ou 12 bandas pernambucanas
1ªCarnaval de 1995 ou de 1996Centro Luiz Freire, OlindaEddie, Mundo Livre S/A
—1997Olindaedição feita às pressas, depois da morte de Chico Science
—1999Bairro do Recifeestreia do Cordel do Fogo Encantado
—23 a 27 de fevereiro de 2001Rua da MoedaMudhoney (EUA), Cordel do Fogo Encantado, Devotos, Otto, Zeca Baleiro
—9 a 12 de fevereiro de 2002Rua da MoedaDevotos, Otto, Nando Reis, Trio Mocotó, Cordel do Fogo Encantado
—1º a 4 de março de 2003Rua da MoedaLenine, Seu Jorge, Mestres da Guitarrada, Naná Vasconcelos e Arto Lindsay, MV Bill
—2004Cais da Alfândegaa primeira no Cais, segundo o RecifeRock! e a TNH1
—2011Cais da AlfândegaGaby Amarantos, BaianaSystem
—14 a 17 de fevereiro de 2015Cais da Alfândega20 anos: Luiz Melodia, Mombojó, Juçara Marçal, Keziah Jones (Nigéria), Man or Astro-man? (EUA)
—2016Cais da AlfândegaLiniker e os Caramelows, no primeiro festival da carreira
—2018Cais da AlfândegaMC Tocha, o primeiro brega-funk no Carnaval
24ª2 a 5 de março de 2019Cais da AlfândegaPabllo Vittar, Shevchenko & Elloco, Getúlio Abelha, Space Lady (EUA), Amaro Freitas
25ª22 a 25 de fevereiro de 2020Cais da Alfândega25 anos: Emicida, Liniker e os Caramelows, Karina Buhr, Johnny Hooker, Rayssa Dias
—fevereiro de 2021onlineprimeira edição totalmente digital
27ª18 a 21 de fevereiro de 2023Cais da AlfândegaBala Desejo, Mestre Ambrósio, Conde Só Brega, Deize Tigrona; 24 atrações
28ª10 a 13 de fevereiro de 2024Cais da AlfândegaNiño de Elche (Espanha), Ana Frango Elétrico, Mateus Fazeno Rock; sete atrações internacionais
29ª1º a 4 de março de 2025Cais da AlfândegaPongo (Angola), Banda Uó, Tássia Reis, Mago de Tarso; cerca de 60 mil pessoas
30ª14 a 17 de fevereiro de 2026Cais da AlfândegaDjonga, Johnny Hooker, Chico Chico, Ghetto Kumbé (Colômbia); estreia do Moritz; 60 mil pessoas

Os traços na coluna da edição marcam os anos em que as notícias não dizem o número da edição. A edição zero e a primeira levam os dois anos que as fontes registram.

Perguntas frequentes

Quando começou o Rec-Beat?

No Carnaval de 1995, segundo o site oficial, ou de 1996, segundo o Diario de Pernambuco, no quintal do Centro Luiz Freire, em Olinda. Antes houve uma edição zero na Aeroanta, em São Paulo: em 1993, lembra Gutie, ou em 1994, registra o Diario.

Quem criou o Rec-Beat?

O jornalista e produtor Antonio Gutierrez, o Gutie, paulista de Bariri que chegou ao Recife no fim de 1989 como correspondente da Gazeta Mercantil. Ele segue como idealizador e curador do festival.

Onde acontece o Rec-Beat?

No Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, nas noites de Carnaval. Antes, o festival passou pelo Centro Luiz Freire, em Olinda, e pela Rua da Moeda.

O Rec-Beat é pago?

Não. A programação é gratuita e aberta ao público nos quatro dias de festival.

O Rec-Beat tem a ver com o manguebeat?

Nasceu em meio à efervescência do movimento, nos anos 1990. A faísca foi um show do Mundo Livre S/A e do Lamento Negro, e bandas como Eddie e Mundo Livre tocaram nas primeiras edições.

Acompanhe a próxima edição no perfil do Rec-Beat no TocaOnde.

Publicidade